Sites Grátis no Comunidades.net

"Para que todos sejam um..." Jo 17:21


Na sua opiniao:
1 levita deve usar o seu talento:
Somente p adorar a Deus
pode usa-lo secularmente
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (519 votos)




ONLINE
1






                                                            

 

Para que todos sejam Um

 

Não posso me calar

Ha um so corpo e um so Espirito,como tambem fostes chamados emuma so esperança da vossa vocaçao;um so Senhor, uma so fé, um so batismo;um so Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.


Total de visitas: 102938
Ministério Levitico

Ministério Levítico

“...filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante Dele, para o servirdes, para serdes seus ministros e queimadores de incenso.”2Cr.29:11


LOUVOR E ADORAÇÃO MINISTÉRIO LEVÍTICO

... o fruto dos lábios que confessam o nome do Senhor...

Por todo o Velho Testamento, Deus deu uma revelação de como o homem poderia aproximar-se e manter uma relação intima com Ele.

O meio pela qual essa aproximação se daria, seria por intermédio da Adoração.

Para isto Deus escolheu a tribo de Levi, e desta, separou Arão e sua família . Vemos em Êxodo 40:9-15 Deus instruindo Moisés, para separar uma tribo escolhida, necessário era que, independente de seus dons naturais, de sua sabedoria ou de seus conhecimentos, acima de tudo receberem o óleo da unção; que representava a consagração, a separação exclusiva tanto das pessoas como também dos objetos (móveis e utensílios do Tabernaculo).

Vestirás Arão das vestes sagradas e o ungirás e o consagrarás para que me oficies como sacerdote (Ex 40:13). Aqui Arão recebe vestes novas, vestes sacerdotais simbolizando pureza e santidade. Era impossível entrar na presença de Deus com as vestes sujas. Era necessário reverencia e integridade de coração. Ao menor sinal da impureza na presença de Deus, o homem corria o risco de ser exterminado.

Percebemos também que além de trocar as vestes, necessário era que houvesse unção com óleo. Vemos hoje em algumas igrejas pessoas envolvidas no Ministério de Louvor, sem estarem espiritualmente capacitadas para exercê-los.Ou seja, lhes falta o mais importante, a unção do Espírito Santo.

Alguns obreiros são escolhidos não por Deus, mas pelo homem. As vezes pela necessidade da obra ou pelos dons naturais dos músicos ou cantores.

O mais importante nesta passagem está no versículo anterior: Farás também chegar Arão e seus filhos a porta da tenda da congregação e os lavarás com água (Ex 40:12).

Note-se que não bastava ser da tribo de Levi, ser escolhido para o ministério, se não tivesse sido lavado com água. Vemos claramente aqui que, a troca das vestes e a unção com óleo somente viria após Arão e seus filhos terem recebido a lavagem da purificão.

ÁGUA=PALAVRA Temos que ser lavados pela Palavra.Não apenas ter conhecimento, mas vivermos segundo a Palavra de Deus, ou seja, darmos bom testemunho tanto para o incrédulo, como para a igreja e principalmente diante de Deus, como obreiro aprovado, que nao tem de que se envergonhar, e que maneja bem a Palavra da verdade (2Tm 2:15).

VESTES SAGRADAS Vestes sacerdotais simbolizando pureza, santidade e autoridade para ministrar na casa do Senhor. Segundo diz nos livros de MT 9:17; Mc2:22; Lc 5:37, ninguém põe vinho novo em odre velho. Não há como nos revestirmos de autoridade se nossas vestes permanecem ainda suja, rotas e sem nenhum brilho. Todo o sacerdote ao receber as vestes sacerdotais, destacava-se facilmente dentre os demais. Suas vestes além de distintas, traziam em si um brilho especial,como um espelho “Reflitam a Glória do Senhor”.

UNÇÃO COM ÓLEO = UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO Somente após termos sidos lavados pela Palavra, sermos revestidos de autoridade e serem trocadas as nossas vestes, é que o Senhor deitará sobre nós o Óleo da Unção.Se não tivermos a unção do Espírito Santo, poderemos ter conhecimento da Palavra, poderemos ter recebido autoridade para ministrar (de homens), mais nos faltará o mais importante: o Espírito Santo de Deus, de onde nos vem a verdadeira unção. Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça (Ec 9:8). Jesus Cristo disse: sem mim nada podeis fazer...(Jo 15:5).

Portanto, sem unção... ... mais imcube tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele ...(Nm 1:50-54). Aqui Deus confirma o chamado desta tribo, e a incumbência de cuidarem do Tabernáculo e das coisas sagradas.Tamanha era a responsabilidade deste ministério que Deus deixava claro que, todo o estranho que se aproximasse do Tabernaculo ou que tocasse em qualquer dos utensílios sagrados morreria (Nm 1:51; 3:10 ).

Em Jr 48:10 diz: Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente.No livro de Levitico 10:1-7, vemos esta maldição se cumprindo. Note-se que Nadabe e Abiu eram filhos do sacerdote Arão.Estavam pois, credenciados a exercer o ministério.Porém tentaram fazer coisas que estavam fora de suas atribuições e foram consumidos pela ira do Senhor.Parece que esses dois sacerdotes estavam sob influencia de bebida inebriante; o que dá mais sentido á proibição absoluta aos descendentes de Arão de beberem qualquer bebida fermentada, antes de entrarem para os seus deveres sagrados do tabernaculo. Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação para que não morrais; estatuo perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo... (Lv 10:8-11) BEBIDA FERMENTADA = SINDROME DE LUCIFER Discussões, contendas, partidarismo, ciúmes, inveja, orgulho, soberba, (Síndrome de Lúcifer). Eu subirei ao céu acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo...(Is14:13-14).

Como bebida fermentada, entendemos ser tudo aquilo que pode vir a contaminar o altar do Senhor.

A Palavra diz que: um pouco de fermento leveda toda a massa (Gl 5:9).

Se leveda, modifica a forma e transforma o sabor. Deixa de ser puro e agradável para se tomar fermentado e disforme. Como também problemas do cotidiano: a rotina diária, problema familiar, financeiro, espiritual, problemas relacionados com caráter humano, etc... Nadabe e Abiu ao tentarem fazer o que estava fora de suas atribuições demonstraram estar cheios de orgulho ministerial e de soberba.Eu sou o Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus...(Ez 28:1-19).

A SINDROME DE LUCIFER

(Síndrome de Lúcifer) entendemos todo aquele que quer atrair a glória para si. Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória pois, não a darei a outrem ..(Is 42:8). Por estarem contaminados e serem soberbos, esqueceram-se de que o primeiro fogo que acendeu a lenha do sacrifício depois da consagração formal de Arão como sacerdote, foi ateado por Deus... e eis que, saindo fogo de diante do Senhor consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto.(Lv 9:22-24).

Isto nos ensina que se um sacrifício pode ser feito pelo homem, é só a graça de Deus que o consome, que o torna aceitável.

Por mais que nos sacrifiquemos fazendo a obra do Senhor, se não tivermos o seu raspaldo e se este sacrifio não for consumido pelo genuíno fogo do Espírito Santo, de nada valerá. Não passará de mero ativismo, não será sacrifício agradável, oferta de cheiro suave ao Senhor. Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram nele o fogo, e sobre este, trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que não lhes ordenará.(Lv 10:1).

Nenhum fogo feito pelo homem poderia ser usado no altar do Senhor, e por isso mesmo é que era tão importante, que os sacerdotes conservassem sempre acesa, a chama que veio a existir de forma tão sobrenatural.

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se pagará (Lv 6:13). O pecado de oferecer sacrifícios com fogo estranho; fogo ateado por mão de homem e não pela direção de Deus, foi justamente o que provocou a morte destes dois sacerdotes. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.(Lv10:2).

Como fogo estranho, entendemos tudo aquilo que não serve para glorificar a Deus.

1) Pessoas desqualificadas para o ministério.Não foram devidamente ministradas e consagradas: enfim, ainda continuam presas pelas influencias deste mundo.

2) Músicas mundanas que recebem uma roupagem nova, e são utilizadas nas igrejas.Louvores cristãos cantados em ritmos e melodias mundanas.

3) Instrumentos musicais inadequados.São instrumentos utilizados no mundo secular que após sua conversão, o cristão passa a utiliza-los na igreja.Lembre-se de que todos os utensílios do tabernaculo, eram feitos somente para o serviço do mesmo, e eram devidamente ungidos e consagrados.(Ex 40:9-11) Assim sendo, não podemos misturar o santo com o profano... (para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo. Lv10:10).

4)Levitas que ministram o louvor na igreja e ainda se deixam influenciar pelas musicas do mundo, contaminando-se e com isso profanando o altar do Senhor. Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargo? (Tg3:11). De uma mesma fonte não pode jorrar dois tipos de água. O levita era separado por Deus, totalmente apartado de qualquer influencia mundana.

5)Muitas coisas podemos identificar como fogo estranho. Rebeldia, insubmissão a liderança, desobediência, pecados ocultos, irreverências, falta de respeito ao ministério, etc...

6)Negligencia e falta de cuidados para com os aparelhos e intrumentos musicais.

7)Displicência e atrasos quanto aos horários de culto (inicio e termino).

8)A falta de ensaios e de um prévio planejamento quanto ao que é ministrado nos cultos.

9)A falta de oração e consagração pessoal.

10) ? ? ?. Analise-se a si mesmo, e indentifique o que lhe falta para ser um verdadeiro adorador.

Pois a estes o Senhor procura, os que o adorem em espírito e em verdade.(Jo 4:23). “

...Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante Dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimadores de incenso (2Cr 29:11).

...e os meninos clamavam: Hosana ao filho de Davi! Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste o perfeito louvor (MT 21:15-16).